Contrato verbal de arrendamento rural

O contrato de arrendamento rural é uma modalidade utilizada no setor agrícola, que possibilita a utilização do solo por não proprietários, evitando a ociosidade do mesmo.

Ele pode ser realizado de forma escrita ou verbal, porém a forma verbal pode gerar dúvidas e conflitos, não sendo a forma mais recomendada de fechar negócio.

Entretanto, nos contratos verbais de arrendamento rural, presume-se como pactuadas as cláusulas obrigatórias, definidas no Art. 13 do Decreto 59.566/1966, sendo irrenunciáveis a ambas as partes. Este artigo define ainda, o tempo mínimo de vigência do contrato que estipulado em 3 anos, e a forma de pagamento pode ser em dinheiro ou em produtos obedecendo ao acordo verbal realizado.

É permitido ainda que a prova testemunhal seja utilizada para comprovar o acordo verbal firmado, independente de qual seja o valor do contrato de arrendamento.

Em consequência, o contrato verbal gera muita insegurança jurídica, visto que está sujeito ao esquecimento. Portanto, ainda que a Lei permita que este tipo de contrato seja feito, o ideal é formalizar todo o acordo, em um contrato escrito evitando possíveis conflitos de interesses.

Precisa de mais informações sobre arrendamento rural? Siga minhas redes sociais e acompanhe os conteúdos.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *