Como construir uma associação?

Uma associação é constituída, inicialmente, por um Estatuto Social que contém cláusulas contratuais que regem as obrigações e direitos de seus instituidores, dirigentes e associados.

Para que ela exista perante a Lei, é necessário registrar esse Estatuto. juntamente com a ata de constituição e eleição da primeira diretoria, em um Cartório de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas. Só então a associação poderá contratar, empregar e fazer parcerias.

Ainda são necessários outros documentos para a total regulamentação da associação, tais como: um CNPJ junto à Receita Federal e inscrição municipal, poderão ser solicitados outros cadastros em órgãos Estaduais e Federais.

Após esses procedimentos a associação estará apta a atuar e posteriormente – se desejar – solicitar a obtenção de certificados e qualificações que ajudarão na obtenção de recursos.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *