A sucessão empresarial é um procedimento de passagem de poder e capital de uma empresa para outra empresa que, continuará executando as atividades da empresa anterior mesmo que com outra razão social. A sucessão empresarial pode ocorrer nos seguintes casos:
– Transformação, fusão ou incorporação da companhia;
– Venda do estabelecimento empresarial;
– Alterações no quadro societário, entre outros.
Já quanto as modalidades de sucessão, estas podem ser:
– FAMILIAR: acontece nos casos em que os ascendentes transferem a titularidade da companhia para os seus sucessores naturais ou familiares próximos.
– TRABALHISTA: nessa situação, a empresa sucessora recebe as obrigações trabalhistas do antecessor, se apropriando dos seus bens.
– FUNDO DE COMÉRCIO: essa modalidade ocorre com a aquisição de um ponto comercial, serviço, bens ou dívidas de uma empresa antecessora.
Com a transferência da titularidade das quotas de uma empresa, transferem-se também as obrigações, como dívidas trabalhistas, débitos fiscais e obrigações contratuais. Por isso antes de adquirir uma empresa é necessário fazer um levantamento da saúde financeira da mesma para que não haja problemas futuros.
E agora que você já sabe como funciona a sucessão empresarial, caso tenha ficado alguma dúvida ou queira continuar conversando comigo sobre esse assunto, não deixe de me mandar um e-mail: adriano@advocaciaqb.com.br
–
Conteúdo produzido por: Adriano Fonseca Queiroz
oi tudo bem gostaria de agradecer pelo tratamento que eu
tive e vim aqui dizer que se caso você venha a precisar de
uma perícia estou com meus serviços disponiveis já.