Planejamento tributário: como se preparar para 2022?
O planejamento tributário consiste em um conjunto de estratégias que tem por objetivo otimizar a carga de tributos aplicando medidas legais que visam a redução do impacto tributário, bem como prevenir a empresa contra sanções fiscalizatórias através de uma gestão eficiente.
Em virtude da elevada carga tributária e da complexidade da legislação, planejar as ações e otimizar processos dentro da empresa se tornou imprescindível para obter melhores resultados e competitividade.
Nesta perspectiva, apresentamos os quatros pilares do planejamento tributário:
- Operacional: Consiste no conjunto de ações que garantem que todos os sistemas de uma organização funcionem conforme as exigências legais.
- Estratégico: Essa categoria de planejamento é responsável por enquadrar a empresa no regime tributário mais adequado. Em consequência da revisão tributária surge a necessidade de conhecimento de outras especificidades fiscais.
- Corretivo: Pela detecção de perdas, falhas e ineficiência, se desenvolve um plano de correção de forma pontual com objetivo de conter o risco do negócio.
- Especial: Consiste em apresentar solução tributária adequada para empresa que está em processo de expansão.
O principal objetivo do planejamento tributário é prevenir uma série de situações desagradáveis para a sua empresa e ainda reduzir os custos, a quantidade de impostos pagos, além do quantitativo financeiro que incide sobre a organização.
Estudar os cálculos para optar pelo regime tributário mais vantajoso para a sua empresa certamente irá impulsionar o crescimento do seu negócio.
E agora que você já sabe sobre o planejamento tributário e como se preparar para 2022, caso tenha ficado alguma dúvida ou queira continuar conversando comigo sobre esse assunto, não deixe de me mandar um e-mail: adriano@advocaciaqb.com.br
Conteúdo produzido por: advogado Adriano Fonseca Queiroz e contadora Joici Eggert Strey.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!